Ele não é um Toyota Prius, mas tem um quê de Yaris. O Chery M1 elétrico foi mostrado no Salão de Xangai com a promessa de chegar às ruas ainda em 2010. Compacto, o modelo traz apenas um gerador elétrico, e não mescla o funcionamento de suas baterias com um propulsor a combustão, como ocorre no Prius. Cheios de orgulho do rebento “verde”, os executivos deixaram os jornalistas darem um voltinha (literalmente) no estacionamento da sede da fábrica em Wuhu, mas se negaram a dizer informações simples, como dimensões do carro, potência do motor etc. Coisas da China...
Tive a audácia de reparar no hodômetro do modelo, a fim de descobrir qual seria a distância que eu dirigiria. Antes não tivesse visto. Entrei no carro e o passageiro, um engenheiro chinês, disse de bate-pronto: “oi tudo bem? Vamos logo porque tem mais um monte de gente depois de você”. Resultado: não tive tempo sequer para ajustar o banco do motorista, retrovisores e volante corretamente.
Acelerei o carrinho e aquele e um som que lembra muito o de um aspirador de pó invadiu a cabine. Como em todos os carros elétricos, o torque pleno, disponível nas primeiras rotações do motor, faz com que a aceleração seja imediata. Fiz uma curva para esquerda, andei uns 50 metros em linha reta, virei novamente à esquerda, pensando que iria repetir o percurso, mas o chinesinho que me acompanhava já me mandou encostar. Foram exatos 200 metros!
E ainda ele me solta um "It´s a good car, no?". Se eu tivesse passado pelo menos cinco minutos dentro do carro e soubesse alguma coisa sobre a parte técnica, talvez opinasse.
Enfim, valeu a experiência...
FOTOS: MICHEL ESCANHOLA/AE
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