Depois de quase dois anos do seu lançamento por aqui, urbaninho continua gerando curiosidade
Mesmo depois de dois anos de Brasil, 12 no mundo, o smart continua atraindo olhares graciosos e curiosos por onde passa. A diferença é que o urbaninho arranca um olhar curioso, e não aquele fulminante invejoso do vizinho. Durante a avaliação do WebMotors, a nossa equipe foi questionada por mais de uma vez sobre o país origem do automóvel, sobre o seu desempenho e se ele não era inseguro para rodar na estrada.
Respondendo aos questionamentos, a marca smart foi fundada pela Mercedes-Benz em colaboração com a francesa Swatch, em 1994. Então, a ideia de criar um automóvel fácil de estacionar e de rodar no cenário urbano foi concebida pelas duas empresas.
O nome smart leva oS de Swatch, o M de Mercedes-Benz e o ART de arte.
Em 1998, finalmente o smart fortwo, foi lançado com um motor a gasolina de 3 cilindros de 599 cm³, mais tarde chegou o 3 cilindros de 698 cm³. Hoje, o smart está na sua 2ª geração, tem um motor 1-litro de 84 cv.
Se você parar de ler essa matéria e procurar pelo smart fortwo nos classificados do WebMotors, você verá que ele aparece em mais de 60 anúncios.Incrível como o carrinho pegou por aqui, devido as proporções do seu segmento.
Comendo o asfalto
Com uma relação peso/potência melhor que a de um Chevrolet Vectra, 9,17 kg/cv, o smart é um verdadeiro roedor de asfaltos. Ele “pula” de 0 a 100 km/h em 10,9s e atinge a velocidade máxima de 145 km/h, limitada eletronicamente. Durante a avaliação, o WebMotors não ultrapassou o limite máximo permitido nas rodovias, detalhe que também ajudou o smart registrar uma média de 12 km/l no consumo rodoviário.
Respondendo ao nosso segundo transeunte, o smart vai muito bem na estrada. Média de velocidade mantida em diversas ocasiões, retomadas rápidas e total segurança ao passar pelo “vácuo” gerado pelos caminhões e ônibus. Aquela sensação de chocalho (balanço) que acontecia com o antigo Fusca, não ocorre com smart. Lógico que a diferença de tecnologia e de idade entre um e outro são centenárias. Porém, chegaram a perguntar para o WebMotors se o carrinho balançava durante as ultrapassagens por carretas, ônibus, caminhões e outros grandalhões.
Se na estrada o smart foi um espertalhão, na cidade ele reinou. Roda bem no trânsito e se encaixa em qualquer lugar. Outra, ele tem motor para fugir dos mais apressadinhos na abertura dos semáforos. Em algumas ocasiões ele foi até mais rápido do que os ligeirinhos motoboys.
O consumo no seu principal terreno foi de 9 km/l. O único escorregão do modelo ocorreu com relação ao ruído interno. Neste ponto, o urbaninho perde diante dos supostos concorrentes. Também não há milagre. Afinal, estão juntas as ruas brasileiras, os pneus de perfil baixo, 195/50, e as rodas de liga de aro 15. Se o barulho incomoda, o sistema de som com poucos recursos oferece alta definição aos tímpanos. Parece que os alto falantes foram moldados de acordo com a arquitetura do carro. Um prazer extra!
Ergonomia
Apesar de parecer incoerente, o smart oferece ótima ergonomia para marmanjos de 1,80m e de até 1,90m de altura. Incrível como o automóvel se encaixa perfeitamente aos moldes do piloto. A posição é semelhante ao de um kart.
Na ponta do lápis
O WebMotors já antecipou que em 2012 será lançado na Europa o novo smart fortwo. Mesmo assim, o modelo comercializado atualmente não está defasado. Como colocamos, ele continua chamando a atenção.
No Euro NCAP o smart conquistou 4 estrelas, total de 28 pontos. Ou seja, apesar do tamanho o modelo é muito mais seguro que muitos outros marmanjos. No menu eletrônico o smart oferece ESP, controle eletrônico de estabilidade; Hill Start,assistência de arrancada em subidas; ABS, sistema antitravamento de freios; EBD, distribuição eletrônica de força de frenagem; ASR, controle de tração; BAS, assistência eletrônica de frenagem; freios dianteiros a disco e freios traseiros de tambor.
O porta-malas do smart tem capacidade para levar 220 l ou 340 l até o teto. Ou seja, não dá para levar a família à praia. Neste item vale lembrar que o modelo é o ideal para solteiros ou simplesmente casados. Não tem como levar uma pessoa extra no smart. Apesar de um universo de prós e contras, o smart leva você à diversão. Depende só de como você gosta de se divertir.
FICHA TÉCNICA – smart fortwo
Mesmo depois de dois anos de Brasil, 12 no mundo, o smart continua atraindo olhares graciosos e curiosos por onde passa. A diferença é que o urbaninho arranca um olhar curioso, e não aquele fulminante invejoso do vizinho. Durante a avaliação do WebMotors, a nossa equipe foi questionada por mais de uma vez sobre o país origem do automóvel, sobre o seu desempenho e se ele não era inseguro para rodar na estrada.
Respondendo aos questionamentos, a marca smart foi fundada pela Mercedes-Benz em colaboração com a francesa Swatch, em 1994. Então, a ideia de criar um automóvel fácil de estacionar e de rodar no cenário urbano foi concebida pelas duas empresas.
O nome smart leva oS de Swatch, o M de Mercedes-Benz e o ART de arte.
Em 1998, finalmente o smart fortwo, foi lançado com um motor a gasolina de 3 cilindros de 599 cm³, mais tarde chegou o 3 cilindros de 698 cm³. Hoje, o smart está na sua 2ª geração, tem um motor 1-litro de 84 cv.
Comendo o asfalto
Com uma relação peso/potência melhor que a de um Chevrolet Vectra, 9,17 kg/cv, o smart é um verdadeiro roedor de asfaltos. Ele “pula” de 0 a 100 km/h em 10,9s e atinge a velocidade máxima de 145 km/h, limitada eletronicamente. Durante a avaliação, o WebMotors não ultrapassou o limite máximo permitido nas rodovias, detalhe que também ajudou o smart registrar uma média de 12 km/l no consumo rodoviário.
Respondendo ao nosso segundo transeunte, o smart vai muito bem na estrada. Média de velocidade mantida em diversas ocasiões, retomadas rápidas e total segurança ao passar pelo “vácuo” gerado pelos caminhões e ônibus. Aquela sensação de chocalho (balanço) que acontecia com o antigo Fusca, não ocorre com smart. Lógico que a diferença de tecnologia e de idade entre um e outro são centenárias. Porém, chegaram a perguntar para o WebMotors se o carrinho balançava durante as ultrapassagens por carretas, ônibus, caminhões e outros grandalhões.
Se na estrada o smart foi um espertalhão, na cidade ele reinou. Roda bem no trânsito e se encaixa em qualquer lugar. Outra, ele tem motor para fugir dos mais apressadinhos na abertura dos semáforos. Em algumas ocasiões ele foi até mais rápido do que os ligeirinhos motoboys.
Ergonomia
Apesar de parecer incoerente, o smart oferece ótima ergonomia para marmanjos de 1,80m e de até 1,90m de altura. Incrível como o automóvel se encaixa perfeitamente aos moldes do piloto. A posição é semelhante ao de um kart.
O WebMotors já antecipou que em 2012 será lançado na Europa o novo smart fortwo. Mesmo assim, o modelo comercializado atualmente não está defasado. Como colocamos, ele continua chamando a atenção.
No Euro NCAP o smart conquistou 4 estrelas, total de 28 pontos. Ou seja, apesar do tamanho o modelo é muito mais seguro que muitos outros marmanjos. No menu eletrônico o smart oferece ESP, controle eletrônico de estabilidade; Hill Start,assistência de arrancada em subidas; ABS, sistema antitravamento de freios; EBD, distribuição eletrônica de força de frenagem; ASR, controle de tração; BAS, assistência eletrônica de frenagem; freios dianteiros a disco e freios traseiros de tambor.
FICHA TÉCNICA – smart fortwo
MOTOR | Quatro tempos, três cilindros em linha, transversal traseiro, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, turbinado, 999 cm³ |
POTÊNCIA | 84 cv a rotação não informada |
TORQUE | 121 Nm a rotação não informada |
CÂMBIO | Manual automatizado de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Traseira |
DIREÇÃO | Elétrica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15”, em liga-leve |
PNEUS | Dianteiros 155/60 R15 e traseiros 175/55 R15 |
COMPRIMENTO | 2,69 m |
ALTURA | 1,54 m |
LARGURA | 1,56 m |
ENTREEIXOS | 1,87 m |
PORTA-MALAS | 220 l até a capa do porta-malas e 340 l até o teto |
PESO (em ordem de marcha) | 770 kg |
TANQUE | 33 l e 5 l de reserva |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, do tipo McPherson; traseira com eixo DeDion |
FREIOS | Dianteiros com discos e traseiros com tambores |
CORES | Não divulgadas |
PREÇO | R$ 64,9 mil (conforme avaliado) |
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