12 de mai. de 2010

Dentro da Muralha.

Salão de Pequim tem a presença das principais montadoras

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre-salao-pequim.jpg

Enquanto o mundo ainda sente os efeitos da crise econômica internacional, a China já está de volta à Grande Marcha. Desde o ano passado é o maior mercado automobilístico do mundo. Como resultado natural, salões tradicionais como os de Detroit e de Frankfurt amargam quedas nos números de montadoras participantes e de visitantes. Em contrapartida, o Salão de Pequim cresce e ganha importância. Neste ano, as marcas ocidentais estão recheando o motorshow de novidades. Exemplo da BMW, que mostra o protótipo de quatro portas Gran Coupé, cotado para ser lançado em 2012. A fabricante bávara ainda levou para lá o compacto elétrico Megacity e uma versão alongada do Série 5, chamada Li, com 14 cm a mais de entre-eixos.

Mais um sinal de que os modelos "alongados" estão na moda entre os alemães de luxo. Além da BMW, Audi e Mercedes-Benz também levam a Pequim modelos estendidos. O Audi A8L ganhou 13 cm de entre-eixos e motor 6.3 litros capaz de gerar 500 cv. Já o Mercedes Classe E L tem 14 cm a mais que a versão comum e duas opções de motorização, de 204 cv e 245 cv. Outro destaque da fabricante é o CLS Shooting Break Concept, perua esportiva com aparência musculosa.

A Ferrari, é claro, também marca presença, com o 599 GTO. Com preço de 319.495 euros, o equivalente a R$ 750 mil, o bólido já teve reservadas todas as suas 599 unidades produzidas.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/00-bmw-grandcoupe_grande.jpg
Mas nem tudo no Salão de Pequim tem clima de novidade. A Maybach, marca de extremo luxo do Grupo Daimler que está prestes a fechar as portas, dá seus últimos suspiros na China. Em 2009, a montadora vendeu apenas 200 unidades de seus cinco modelos. Os luxuosos 57 e 62 aparecem no salão com um leve face-lift que se resumem à grade frontal e capô redesenhados.

Outras marcas esportivas, como Lamborghini e Porsche, ambas do Grupo Volkswagen, também marcam presença em Pequim. A italiana vai introduzir no mercado chinês a nova versão do Gallardo, chamada 570-4 Superleggera, com 70 kg a menos e 10 cv a mais. Já a fabricante alemã lança o Panamera com opção de motor V6, capaz de gerar 300 cv.

Entre as montadoras mais conhecidas no Brasil, a Volkswagen leva para China seu modelo Phaeton reestilizado. O sedã grande de luxo, que utiliza a plataforma do antigo Audi A8, ganhou linhas mais familiares aos outros modelos da marca. A Ford apresenta o maior estande que já montou até hoje no motorshow, como destaque o conceito Start: compacto urbano com linhas futuristas movido pelo motor 1.0 EcoBoost de 100 cv. A fabricante norte-americana apresenta ainda o reestilizado crossover Edge e as novas versões do sedã médio-grande Mondeo. A Chevrolet, por sua vez, leva o Volt MPV5, que mistura conceitos de minivan com crossover. O protótipo é uma derivação do Volt, o elétrico da General Motors que sequer chegou às lojas.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/02-mercedes-benz-shotting_grande.jpg
As marcas orientais da "vizinhança" também utilizam o evento para revelar suas novidades. Exemplo do sul-coreano Hyundai Verna, que está sendo lançado em Pequim com enfoque nos consumidores do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. O modelo, nitidamente inspirado no médio-grande Sonata, briga no segmento de sedãs compactos. Já a Nissan se destaca pelos modelos March/Micra – que será comercializado no Brasil a partir de 2011 – e o 100% elétrico Leaf. A Honda mostra o conceito Li Nian Everus, produzido em parceria com a Guangqi Honda Automobile. O sedã compacto é uma variação do City pensada para o mercado chinês.

Entre outros destaques do Salão de Pequim está o lançamento do Citröen Metropolis, criado pelo escritório chinês da montadora. O sedã tem propulsão híbrida que une motor 2.0 V6 de 272 cv a um elétrico que pode chegar a 95 cv de potência. A inglesa Mini estreia o Countryman, seu quarto modelo comercializado no mercado chinês. Já a Buick mostra o Excelle, que na Europa será vendido sob o emblema da Opel e com o nome Astra.

Foco chinês

O motorshow de Pequim traz também lançamentos exclusivos para o mercado chinês. Ou seja, para fisgar especificamente o mercado que mais cresceu nos últimos anos. A Bentley, impulsionada pelos 421 modelos vendidos no país em 2009, lança os modelos Continental GT Design Series China e Continental Flying Spur Speed China, ambos com detalhes exclusivos para os consumidores do país mais populoso do mundo. Já a Lamborghini mostra o Murciélago LP 670-4 Super China Limited Edition, que terá apenas 10 unidades produzidas e motor 6.5 V12 de 670 cv.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/05-ford-star_grande.jpg
Os "donos da casa" também marcam presença no Salão. A Huatai apresenta o B35, cópia chinesa da penúltima geração do utilitário Porsche Cayenne. A Zotye, que possui os direitos de fabricação de Fiat Palio e Siena, mostra no Salão versões atualizadas do hatch e do sedã. Já a Great Wall leva um sedã de três volumes pensado para o mercado europeu. O chamado Tengyi C30 deve ser produzido na Bulgária em 2011. A Jac Motors revela o compacto urbano Vision IV Concept, a Geely o crossover EX8 e a Baic, que adquiriu parte da Saab em 2009, lança o C71 inspirado no Saab 9-5.

Veja as principais atrações do Salão de Pequim

# Audi A8L – Versão "alongada", tem 13 cm a mais que o sedã A8. Seu motor é um 6.3 litros capaz de gerar 500 cv de potência com torque máximo de 63,7 kgfm. Segundo a montadora, o "carrão" acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/08-Nissan-micra_grande.jpg
# BMW Concept Gran Coupé – Cupê de quatro portas é um conceito sem produção confirmada. O modelo antecipa as linhas do Série 6 previsto para 2011 e pretende brigar com o Mercedes-Benz CLS e o futuro Audi A7.

# Chevrolet Volt MPV5 – Versão crossover do Volt, o MPV5 tem motor 1.4 litro de 150 cv e bateria de 16 kWh. A maior diferença em relação ao sedã são as dimensões, mas a identidade visual e o interior permanecem quase inalterados.

# Ferrari 599 GTO – O modelo teve apenas 599 unidades produzidas, todas já reservadas. Seu motor é um 6.0 V12 capaz de desenvolver 661 cv, assistidos por um câmbio de seis marchas. O bólido pode acelerar de zero a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a velocidade máxima de 333 km/h, segundo a Ferrari.

# Ford Start Concept – O compacto chama atenção por seu design e faróis e lanternas em "filetes" de leds. Sob o capô, o conceito traz o motor 1.0 EcoBoost da Ford, que promete aliar potência com menos emissões de poluentes.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/07-Hyundai-verna_grande.jpg
# Hyundai Verna – Inspirado no Sonata, o Verna é um sedã compacto com duas opções de motorização. Os propulsores são o 1.4 litro de 106 cv e torque máximo de 13,8 kgfm e o 1.6 litro de 121 cv e torque de 15,8 kgfm. O modelo tem foco nos mercados emergentes. Por aqui, pode ser produzido nas versões hatch e sedã na planta da marca sul-coreana em Piracicaba, São Paulo.

# Lamborghini Murciélago LP 670-4 SuperVeloce China Limited Edition – Este bólido de nome comprido será exclusivo para apenas 10 abonados chineses. Sob o capô está o poderoso motor 6.5 V12 capaz de entregar 670 cv. A Murciélago SV China é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e tem velocidade máxima de 342 km/h, segundo a montadora.

# Maybach 57S – A Maybach, subsidiária da Daimler, está com os dias contados. Mesmo assim, em um último sopro no Salão de Pequim, o modelo teve capô e grade frontal redesenhados e ganhou LEDs nos faróis. A linha "S" ganhou ainda 18 cv e agora soma 630 cv. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

# Mercedes-Benz Concept Shooting Break – A perua esportiva apresenta visual musculoso e linhas modernas em três versões. A de "entrada" possui motor 3.5 V6 de 300 cv. A intermediária conta com propulsor 4.6 V8 de 435 cv. E a topo de linha, AMG, traz um motor 5.5 V8 biturbo de 435 cv. Todas apresentam câmbio automático de sete velocidades.

# Nissan March/Micra – O modelo compacto estreia na China com motor 1.6. No Brasil, o modelo deve chegar em 2011 importado do México. Não se sabe se o nome será mantido ou se chamará Micra.

# Skoda Octavia MingRui – Responsável por 70% das vendas da Skoda na China, o sedã Octavia sofreu um face-lift. Subsidiária da Volkswagen, a Skoda disponibiliza três motorizações para o Octavia: 1.4 litro TSI, 1.6 litro MPI e 2.0 litros TSI.

# Volkswagen Phaeton – O sedã grande ganhou as linhas da Volkswagen, com retoques nas lanternas, faróis e novo para-choque. Entre as versões existe a "tradicional", com 5,06 m, e a alongada de 5,18 m. Sob o capô são três opções de motorização, V6 de 280 cv, V8 de 335 cv e W12 de 450 cv.

Nenhum comentário: