Mas o ano também foi das chamadas “plataformas para países emergentes” chegarem ao Brasil. No primeiro semestre surgiu a Nissan Livina – e na sequência suas derivações Grand Livina, com sete lugares, e “aventureira” X-Gear. Primeiro automóvel de passeio da marca japonesa feito no Brasil, a minivan chegou explicitamente para atacar as boas vendagens do Honda Fit. Não chegou a fazer coceira no exemplar da Honda, que estava mais preocupada em lançar o City, seu carro para emergentes no segmento de sedãs compactos premium, criado para rivalizar com Volkswagen Polo e Fiat Linea.
Volks e Fiat não ficaram paradas. A marca alemã dotou o Polo de versões Bluemotion – com apelo de modelos mais eficiente em consumo e emissões – e i-Motion – com câmbio automatizado –, enquanto o fabricante italiano criou novas configurações de entrada, mais baratas, para o Linea. Mas o principal lançamento entre os compactos foi mesmo o Agile. O hatch iniciou a nova linha da General Motors, que deve ganhar derivações sedã e crossover em 2010.
Entre os hatches médios, novidades e surpresas. Com a habitual política de preços agressiva, a Hyundai alçou o i30 a líder do segmento, superando o Vectra GT, que passou por uma reestilização juntamente com sua derivação sedã. Também ficaram para trás o Astra, que passou por um leve face-lift, o Golf, que viveu 2009 à base de séries especiais, e o Stilo, que recebeu uma nova versão top Blackmotion. O modelo sul-coreano ainda vendeu mais que duas outras novidades: a derivação dois volumes do Citroën C4, que surgiu no primeiro semestre, e o novo Ford Focus, que no apagar das luzes de 2009 finalmente ganhou motor 1.6 16V flex.
A Ford, aliás, também tentou oferecer mais resistência à S10. Tanto que remodelou profundamente a Ranger e criou versões mais baratas para brigar de igual para igual com o exemplar da Chevrolet. Não teve sucesso, assim como a Saveiro, que ganhou nova geração, mas não conseguiu ameaçar a incontestável liderança da Strada e tampouco ultrapassar a Montana entre as pick-ups compactas. O modelo da Fiat, aliás, se antecipou ao lançamento da Saveiro e criou uma configuração cabine dupla. Já o modelo da GM tratou de lançar versões intermediárias da Montana para garantir a segunda colocação.
Janeiro
# A Fiat fez uma reestilização no Palio, que adotou a mesma frente do sedã Siena e ganhou motor 1.0 mais potente de 73/75 cv.
# A Nissan começou a fabricar a Livina em São José dos Pinhais, no Paraná.
# A Fiat Strada Fire recebeu um upgrade no propulsor 1.4 flex, com 85/86 cv.
# A Fiat encerrou a produção da versão Abarth do Stilo.
# O Honda Civic passou por uma reestilização.
# A GM aumentou a potência dos motores 1.0 flex do Celta e Classic, que passam a gerar 77 /78 cv.
# A Citroën começou a importar o C4 Picasso de cinco lugares.
# A Ford iniciou as vendas do crossover Edge no Brasil.
# O Chevrolet Prisma 1.4 ganhou mais potência: 95/97 cv.
Fevereiro
# A GM lançou uma versão de entrada da Captiva, com propulsor 2.4 de 171 cv.
# O Chevrolet Vectra passou por uma reestilização sob a alcunha de Next Edition e o motor 2.0 passou a gerar 140 cv com etanol.
# A Renault aposentou a motorização 2.0 16V da Scénic.
# A Volvo lançou o crossover médio-grande XC60.
# A Kia começou a importação do Mohave.
# A Audi lançou o A4 Avant, derivação station wagon do seu sedã médio.
# A Volkswagen encerrou a fabricação do Golf GTI.
# A Volkswagen lançou uma edição especial do SpaceFox, chamada Route.
Março
# A Volkswagen começou a comercialização do conversível Eos no Brasil e do cupê quatro portas Passat CC.
# A GM promoveu um face-lift no Vectra GT, sob o nome de Remix, e o motor 2.0 agora gera 133/140 cv.
# A Mitsubishi fez uma leve reestilização no Pajero Sport.
# A Citroën começou a vender a versão hatch do C4, feito na Argentina.
# A Fiat apresentou uma nova versão top do Stilo, denominada Blackmotion.
# A Volkswagen equipou o sedã médio Bora importado do México com motor 2.0 8V flex de 116/120 cv.
# O Polo ganhou duas novas versões: Bluemotion, voltada para economia, e E-Flex, esta sem reservatório adicional de gasolina para partidas a frio.
# A Mercedes lançou o CLC 200 K, cupê fabricado em Juiz de Fora, Minas Gerais.
# Surgiu a versão T-Jet do Fiat Punto, com 152 cv.
# O Prisma com motorização 1.0 começou a ser vendido.
# A BMW iniciou a importação das versões reestilizadas do Série 3.
# Chegou ao Brasil a linha reestilizada do médio-grande Peugeot 407.
# A Renault lançou o Symbol, sedã compacto que usa a plataforma do antigo Clio e é feito na Argentina.
# A Nissan estreou o Livina, minivan média feita no Paraná.
# A Fiat lançou uma nova versão inicial do renovado Siena, a EL 1.0.
# Chegaram as novas versões a gasolina da reestilizada Toyota Hilux SW4: 2.7 16V de 158 cv e 4.0 V6 de 238 cv.
# A Kia começou a vender a versão diesel V6 de 250 cv do Mohave.
# O Clio Campus ganhou uma série limitada denominada Get Up.
# A Mitsubishi lançou a edição especial L200 Savana 15 Anos Mitsubishi MotorSports.
# O Smart ForTwo chegou oficialmente ao Brasil.
Abril
# A Suzuki passou a vender a versão V6 do Grand Vitara com 232 cv.
# Chegou a vez da Chevrolet Zafira receber o motor 2.0 retrabalhado.
# A linha Mégane ganhou uma série chamada Extreme.
# A SsangYong passou a vender uma versão mais barata do Actyon com motor 2.3 de 150 cv.
# A BMW lançou o Mini Cooper.
# A Renault lançou uma nova opção 1.6 8V Hi-Torque para o Symbol.
# Começou a importação da nova geração da BMW Série 7.
# O Tiida passou a ter motor 1.8 16V flex, com 125/126 cv.
# A Volkswagen começou a importar o crossover médio Tiguan.
# A Ford lançou o Fusion 2010 reestilizado com nova versão 3.0 V6 de 243 cv.
Maio
# A Chevrolet Blazer passou a ser oferecida apenas na versão Advantage.
# A Fiat criou versões mais em conta do Linea: LX
1.9 16V e LX 1.9 16V Dualogic.
# A Volkswagen lançou a série especial Fox Sunrise.
# A Citroën passou a importar a nova geração do C5.
# A Audi lançou o Q5, menor utilitário esportivo da marca.
Junho
# A Volks criou versões Titan para Parati e Saveiro.
# Chegou ao Brasil a nova geração da Mercedes Classe E.
# A BMW apresentou a nova geração do Z4 e a versão Cabriolet S do Mini Cooper.
# A Hyundai começou as vendas do i30.
# A Land Rover lançou duas séries especiais para o Defender: Fire e Ice.
# Chegaram os modelos da linha C8 marca holandesa Spyker.
# A Mitsubishi Pajero Sport adotou motor V6 flex de 200/205 cv.
# Chegou a vez da Grand Livina ser lançada, versão maior e para sete passageiros da minivan média da Nissan.
# A Volvo estreou uma nova configuração do C30 com motor 2.0 e câmbio automatizado de seis marchas, enquanto a versão 2.4i intermediária saiu de cena. O médio-grande S60 2.0 T e o grande S80 3.2 também deixaram de ser importados.
# A Fiat lançou uma versão ELX com motor 1.8 para o Idea.
# Surgiu a configuração cabine dupla da pick-up compacta Fiat Strada.
# A Audi mostrou o novo A6.
Julho
# A Renault reestilizou a linha 2010 do Mégane.
# Foi lançada outra edição limitada do Sandero, a Vibe.
# A Renault fez uma reestilização no seu utilitário Master e dotou a linha de câmbio manual de seis marchas.
# A Fiat estendeu o câmbio automatizado para Palio ELX, Siena HLX, Idea Adventure e Palio Adventure, sempre com motor 1.8.
# A General Motors promoveu um face-lift discreto no Astra.
# A Mitsubishi lançou a Pajero Dakar, utilitário esportivo médio derivado da L200 Triton importada da Tailândia.
# A Volkswagen colocou no mercado uma edição especial Silver Edition do Golf, limitada em 50 unidades.
# A Citroën parou de trazer ao Brasil o C4 VTR, que foi reestilizado na Europa.
# A Ford fez uma profunda remodelação na linha Ranger.
# A Volks lançou o Polo i-Motion, com câmbio automatizado.
# O modernoso Soul foi lançado pela Kia.
# A Honda apresentou o City, sedã para brigar com compactos premium mas com preços acima de R$ 56 mil.
Agosto
# A Porsche passou a oferecer uma versão mais barata do SUV de luxo Cayenne, batizada como Sport e com motor V6 3.6 de 290 cv.
# A Renault melhorou o conteúdo do Clio Campus, que passou a contar de série com desembaçador traseiro e preparação para som.
# A Suzuki passou a importar o SX4, hatch com tração nas quatro rodas.
# Chegou a nova geração do Kia Cerato.
# A Ford promoveu um reposicionamento das linhas Fiesta e F-250.
# A Chery começou a vender no Brasil o utilitário esportivo compacto Tiggo.
# Estreou a Livina X-Gear, versão com apelo aventureiro do monovolume médio.
Setembro
# A Fiat equipou a Ducato com um novo motor Multijet 2.3 turbodiesel de 127 cv e 30,7 kgfm.
# A Jaguar passou a oferecer no Brasil uma versão mais nervosa do esportivo XKR, equipada com um motor V8 5.0 de 510 cv.
# A Citroën lançou uma série do C3 chamada França-Brasil.
# A versão Trekking do Fiat Palio Weekend ganhou opção de motor 1.8.
# A Mitsubishi reestilizou a Pajero TR4 Flex.
# A CN Auto lançou uma versão para oito passageiros da van Towner.
# A Porsche apresentou oficialmente o Panamera na Daslu, em São Paulo.
# A Fiat lançou uma nova configuração de entrada com visual novo da Strada, a Working.
# A Mercedes resolveu trazer a versão mais esportiva do roadster SLK 200 K, batizada de Sport, com propulsor 1.8 de 184 cv.
Outubro
# A Fiat lançou uma versão de entrada para o Stilo, Attractive.
# A BMW começou a vender uma versão de entrada da configuração conversível do Mini Cooper.
# A General Motors lançou o Agile, o primeiro exemplar do Projeto Viva, sua nova linha de compactos.
# Mais um “fun car” desembarcou no Brasil: o Fiat Cinquecento.
# A Land Rover deu um “tapa” no visual da linha 2010 do Freelander 2.
# A Audi lançou a linha 2010 do seu maior SUV, o Q7.
# Desembarcou no Brasil o Outlander GT, o renovado crossover da Mitsubishi.
# A Mercedes apresentou o E350 Coupé, modelo que ocupou o lugar do CLK.
# A Volkswagen equipou versões Voyage e Gol com a caixa automatizada i-Motion.
# A linha 2010 da Toyota Hilux, tanto pick-up quanto SW4, ganhou mais itens.
# A Audi estreou no Brasil o RS6, versão nervosa do A6 com motor V10 biturbo de 580 cv.
# A BMW decidiu vender no Brasil uma versão mais “em conta” do 320i, a Joy.
# O motor 3.5 V6 flex que estreou na Mitsubishi Pajero Sport passou a equipar a linha 2010 da L200 Triton.
# A Volks reestilizou o Fox para enfrentar o Agile.
Novembro
# A linha 2010 da Mitsubishi Pajero Full recebeu um upgrade em seu motor turbodiesel 3.2, que passou a oferecer 200 cv e 49 kgfm.
# A Volkswagen fez mais uma edição especial para o Golf: a série Black Edition.
# A Mahindra lançou a versão chassi-cabine simples de sua pick-up montada na Zona Franca de Manaus.
# A Peugeot acabou com a linha 206 e lançou uma versão mais em conta do 207, a X-Line 1.4.
# A GM criou duas versões intermediárias para a Montana, Sport e Arena, ambas com motor 1.4.
# A Fiat promoveu uma remodelação na linha Doblò, que também ganhou opção de motor 1.4 de 85/86 cv e sexto assento de série.
# A GM lançou dois kits de estilização para os modelos Celta, Corsa e Meriva.
Dezembro
# A Volkswagen começou a fabricar a Amarok, sua primeira pick-up média, na planta de Pacheco, na Argentina. Será lançada em março de 2010 no Brasil.
# Na carona da reestilização do Fox, surgiu o CrossFox 2010.
# A linha 2010 da Chevrolet Captiva ganhou novos equipamentos.
# A Honda deu um levíssimo tapa no visual do CR-V.
# A Citroën ressuscitou a versão furgão da Jumper, com teto alto e volume do baú para 10 m³.
# A Audi apresentou o S3, versão nervosa do A3, e o roadster TTS.
# A Ford dotou o novo Focus com motor 1.6 16V flex da linha Sigma, que gera 110/115 cv.
* Fotos:
Mini Cooper: divulgação
Fiat Cinquecento: Luiza Dantas/Carta Z Notícias
Kia Soul: Fernando Miragaya/Carta Z Notícias
Nissan Livina: Luiza Dantas/Carta Z Notícias
Honda City: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Renault Symbol: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias
Hyundai i30: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias
Ford Ranger: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Mercedes-Benz Classe E: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
Audi Q5: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário