29 de out. de 2009

SEGREDO - 308 Sedan aparece sem disfarce na China

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/1-Peugeot-308-Sedan_grande.jpg
Site Cheshi exibe fotos do sedã que será fabricado em 2010 na Argentina sem camuflagem
Em julho deste ano, trouxemos as primeiras evidências de que o Peugeot 308 daria origem a um sedã. O veículo surgiu em fotos do site Che51.com, ainda bem disfarçado, em testes no território chinês. Pois agora outro site da China, o Cheshi, exibiu imagens do carro sem nenhum disfarce. Por azar, não há fotos da traseira, que seriam as mais interessantes. Em que isso interessa a você, leitor? Simples: o carro estará à venda por aqui no ano que vem, dando ao 307 Sedan a merecida aposentadoria.

Já dissemos por aqui, para desagrado de alguns leitores, mas para alertar todos os restantes, que o Peugeot 307 está fazendo hora extra no mercado desde que o 308 foi apresentada na Europa, em junho de 2007.

Com previsão de fabricação em El Palomar, na Argentina, o 308 Sedan deve chegar àquele mercado não no primeiro trimestre de 2010, como dissemos antes, mas sim no segundo, por volta de novembro, conforme o excelente blog Argentina Auto Blog.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/2-Peugeot-308-Sedan_grande.jpg
Como sua produção tirará o 307 Sedan de linha, é possível que o hatch mude pouco tempo depois. Foi essa a estratégia que a marca seguiu com a família C4, por exemplo. Primeiro, o Pallas surgiu na China; depois, foi para a Argentina. Um ano depois, nasceu o hatch. Em suma, para quem está pensando em comprar um 307, vale ficar atento.

Inspirado no 407, o 308 Sedan quebra a tradição de sedãs desarmônicos, como aconteceu com 306 Sedan e 307 Sedan. Era mal de carro francês, como se via no Clio Sedan até ele ser substituído no exterior pelo Symbol.

Por aqui, ele deve usar os mesmos motores que são adotados pelo 307, ou seja, um 1,6-litro e um 2-litros, ambos flexíveis em combustível. São esses os motores que o carro terá na China, por exemplo. Não haveria por que ser diferente por aqui, a não ser pela possibilidade do uso do etanol.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/3-Peugeot-308-Sedan-Chen51-_grande.jpg
Uma coisa interessante é que o site chinês já traz também informações de dimensões do carro. Ele terá 4,68 m de comprimento, contra 4,48 m do 307 Sedan. Esse ganho de 20 cm se refletirá especialmente em espaço interno: em vez dos 2,61 m de entreeixos do antecessor, o 308 Sedan terá 2,71 m, mesmo espaço que Chevrolet Vectra e Honda Civic oferecem a seus ocupantes. Também há ganhos em largura (1,82 m, contra 1,75 m). A altura é a mesma: 1,53 m.

Com opções de câmbio manual e automático, o carro chegará aos 183 km/h de máxima com motor 1,6-litro e 201 km/h com o 2-litros, tudo com transmissão manual. A automática reduz essas marcas para 169 km/h e 195 km/h, respectivamente. Isso, evidentemente, na China. Por aqui, os números devem ser um pouco melhores, pela maior potência que o etanol gera.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/5-Peugeot-308-Sedan-Chen51-_grande.jpg
Ainda que o 307 tenha muitos fãs, a Peugeot demorou a se mexer. Isso porque, além dos concorrentes atuais, que já deixam o 307 Sedan bem lá atrás no segmento de sedãs médios, há a chegada de novos competidores, como o Renault Fluence, que devem tornar esse segmento ainda mais difícil de enfrentar.

Nenhum comentário: