Palio ao volante
Quando a VW lançou o Polo I-Motion, ela afirmou que, depois de muito esforço dos engenheiros, o efeito gangorra foi reduzido. Tal atributo do automóvel ficou tão em evidência que o efeito virou tema de propaganda. Quando o WebMotors rodou com o robotizado da Volkswagen, deu para notar uma pequena diferença na inércia em relação ao Stilo durante as trocas de velocidades. Mas a grande diferença não está nos câmbios, e sim no peso total de cada veículo.
Vantagens do Dualogic
- Câmbio robotizado não tem conversor de torque. Por isso, o motor não perde tanta potência. Em carros menores, essa é uma boa opção para o conforto.
- Os automatizados permitem que você efetue trocas de marchas manualmente. No caso do Palio, não há a opção da borboleta no volante, só as trocas pela alavanca de câmbio, mesmo.
- A programação “S”, de Sport (esportiva), faz as trocas de marchas serem efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor.
- Menor consumo. Segundo a própria fabricante do câmbio, o modo automático ajuda a economizar combustível em até 5%.
- Como o sistema simula uma embreagem acionada, fica complicado estacionar em espaços curtos. Aí é necessário ter sensibilidade no pedal do acelerador, mesmo.
- Se você precisa mudar rapidamente da ré para frente, esqueça. Com o modelo robotizado você precisa acionar o freio para inverter a engrenagem da caixa de velocidade. Se isso não ocorre, um apito antipático é acionado.
- O modelo Dualogic pede freios com ABS no modo totalmente automático. Como não tem a mesma redução de um câmbio automático, o Fiat Palio exige muito do sistema de freios. O retrocesso é possível no modo manual, porém não é tão rápido e seguro como nos câmbios manuais ou automáticos tradicionais.
Vale levar o Fiat Palio para casa?
Fiat Siena HLX - R$ 45,42 mil
Chevrolet Meriva – R$ 45.879
Fiat Stilo Flex – R$ 51,78 mil
Fiat Idea Adventure Locker - R$ 53,86 mil
Fiat Palio Adventure Locker - R$ 55,47 mil
Fiat Linea Flex – R$ 56,80 mil
Polo 1.6 I-Motion – R$ 43,85 mil
Polo 1.6 I-Motion Sportline – R$ 51.735
Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 46,08 mil
Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.815
FICHA TÉCNICA – Fiat Palio
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água e capacidade volumétrica de 1,8 litro |
POTÊNCIA | 113 cv (com gasolina) e 115 cv (com álcool) a 5.500 rpm |
TORQUE | 176,5 Nm (com gasolina)e 181 Nm (com álcool) a 2.800 rpm (gasolina) |
CÂMBIO | Automatizado de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15” |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 185/60 R15 |
COMPRIMENTO | 3,85 m |
ALTURA | 1,43 m |
LARGURA | 1,64 m (sem espelhos) |
ENTREEIXOS | 2,73 m |
PORTA-MALAS | 290 l |
PESO (em ordem de marcha) | 1.025 kg |
TANQUE | 54 l |
SUSPENSÃO | Dianteira - MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora. Traseira - Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
PREÇO | R$ 37,23 mil e R$ 41 mil – Attractive e HSD (Airbags e ABS) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário