Em julho deste ano, trouxemos as primeiras evidências de que o Peugeot 308 daria origem a um sedã. O veículo surgiu em fotos do site Che51.com, ainda bem disfarçado, em testes no território chinês. Pois agora outro site da China, o Cheshi, exibiu imagens do carro sem nenhum disfarce. Por azar, não há fotos da traseira, que seriam as mais interessantes. Em que isso interessa a você, leitor? Simples: o carro estará à venda por aqui no ano que vem, dando ao 307 Sedan a merecida aposentadoria.
Já dissemos por aqui, para desagrado de alguns leitores, mas para alertar todos os restantes, que o Peugeot 307 está fazendo hora extra no mercado desde que o 308 foi apresentada na Europa, em junho de 2007.
Com previsão de fabricação em El Palomar, na Argentina, o 308 Sedan deve chegar àquele mercado não no primeiro trimestre de 2010, como dissemos antes, mas sim no segundo, por volta de novembro, conforme o excelente blog Argentina Auto Blog.
Inspirado no 407, o 308 Sedan quebra a tradição de sedãs desarmônicos, como aconteceu com 306 Sedan e 307 Sedan. Era mal de carro francês, como se via no Clio Sedan até ele ser substituído no exterior pelo Symbol.
Por aqui, ele deve usar os mesmos motores que são adotados pelo 307, ou seja, um 1,6-litro e um 2-litros, ambos flexíveis em combustível. São esses os motores que o carro terá na China, por exemplo. Não haveria por que ser diferente por aqui, a não ser pela possibilidade do uso do etanol.
Com opções de câmbio manual e automático, o carro chegará aos 183 km/h de máxima com motor 1,6-litro e 201 km/h com o 2-litros, tudo com transmissão manual. A automática reduz essas marcas para 169 km/h e 195 km/h, respectivamente. Isso, evidentemente, na China. Por aqui, os números devem ser um pouco melhores, pela maior potência que o etanol gera.