24 de out. de 2009

Câmbio Dualogic tem maior paixão pelo Fiat Palio

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Compacto premium com a transmissão robotizada oferece conforto, sem agilidade, por um valor um pouco salgado
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A primeira vez em que o WebMotors publicou uma reportagem sobre o câmbio Dualogic na família Palio foi no primeiro semestre deste ano. Na ocasião, afirmamos que os compactos equipados com o câmbio robotizado chegariam antes do final deste ano.
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O Fiat Palio Dualogic chega ao mercado por um valor sugerido de R$ 37,23 mil. Disponível apenas na versão de acabamento ELX e equipada com motor 1,8-litro, o hatch oferece conforto ao motorista nos congestionamentos e pouca agilidade nas manobras feitas em um curto espaço de tempo. Este detalhe também foi registrado durante a avaliação do WebMotors com o Fiat Stilo Dualogic. Como grau comparativo, o Palio ELX equipado com propulsor 1,8-litro tem um valor sugerido de R$ 35,46 mil. Ou seja, o câmbio robotizado tem custo adicional de R$ 2,17 mil.
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A Fiat lançou a família Palio logo depois que o Volkswagen Polo com câmbio robotizado chegou ao mercado. Denominado de I-Motion, a empresa alemã também usa o sistema fornecido pela Magneti Marelli. A única diferença entre a VW e a Fiat fica por conta das relações de marchas. O Volkswagen Polo com o câmbio que trabalha por você tem um valor sugerido de R$ 42,58 mil.
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Para tentar de vez arrebatar a liderança da marca italiana no mercado nacional, a Volkswagen foi além. Lançou o líder Volkswagen Gol “sem o pedal de embreagem” por um valor sugerido de R$ 34.605.Os câmbios robotizados chegaram de vez, oferecendo ao consumidor mais possibilidades de escolha.
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Palio ao volante


Quando a VW lançou o Polo I-Motion, ela afirmou que, depois de muito esforço dos engenheiros, o efeito gangorra foi reduzido. Tal atributo do automóvel ficou tão em evidência que o efeito virou tema de propaganda. Quando o WebMotors rodou com o robotizado da Volkswagen, deu para notar uma pequena diferença na inércia em relação ao Stilo durante as trocas de velocidades. Mas a grande diferença não está nos câmbios, e sim no peso total de cada veículo.
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O Fiat Stilo, por exemplo, é o mais pesado de todos, por isso, o efeito gangorra é maior. O Volkswagen Polo tem um efeito menor em comparação ao Stilo, porque tem aproximadamente 200 kg a menos de peso bruto total. No caso do Fiat Palio, o efeito do vai-e-vem durante as trocas é baixo, bem próximo do do Volkswagen Polo.
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Entre os hatch pequenos, o Palio é o que tem o motor com maior capacidade volumétrica. Este detalhe dá ao Fiat Palio uma excelente vantagem diante da concorrência. Como ele tem um motor mais “cheio”, com 114 cv, o compacto da Fiat se sai muito bem nos circuitos urbanos. O câmbio Dualogic só está disponível na versão de acabamento ELX. O único equipamento de série desta opção é a direção hidráulica. Com algo próximo de R$ 5 mil você leva o pacote Attractive que inclui equipamentos opcionais como: ar-condicionado, vidros elétricos, roda de liga de aro 15”, travas elétricas e entre outros. Os freios assistidos com ABS e as bolsas de airbags também estão dentro de outro pacote chamado HSD.
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Rodar com o Palio Dualogic é satisfatório, totalmente diferente daquela sensação de rodar com um modelo equipado com um motor de 1-litro e sem ar-condicionado. O Palio, por natureza, é um carro bem resolvido. Ele oferece uma estrutura de suspensão evoluída e robustez condizente com o seu tamanho. Com o motor de 1,8 litro fornecido pela General Motors, o automóvel fica ainda melhor. Vale ressaltar que o propulsor da marca americana não casou tão bem com a versão manual do Palio como a Dualogic.
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Segundo a Fiat, o Palio Dualogic acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 s e atinge a velocidade máxima de 190 km/h quando está abastecido a álcool. Conforme as medições nas normas NBR 7024, o Palio com transmissão robotizada faz 8,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com álcool. Já com o combustível fóssil as médias são: 12,2 km/l no cenário urbano e 16,3 km/l na rodovia.

Vantagens do Dualogic

- Câmbio robotizado não tem conversor de torque. Por isso, o motor não perde tanta potência. Em carros menores, essa é uma boa opção para o conforto.

- Os automatizados permitem que você efetue trocas de marchas manualmente. No caso do Palio, não há a opção da borboleta no volante, só as trocas pela alavanca de câmbio, mesmo.
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- Quando está rodando no modo manual, se o motorista não quiser, não é preciso reduzir as marchas para, por exemplo, parar em um semáforo.

- A programação “S”, de Sport (esportiva), faz as trocas de marchas serem efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor.

- Menor consumo. Segundo a própria fabricante do câmbio, o modo automático ajuda a economizar combustível em até 5%.
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Desvantagens do Dualogic

- Como o sistema simula uma embreagem acionada, fica complicado estacionar em espaços curtos. Aí é necessário ter sensibilidade no pedal do acelerador, mesmo.

- Se você precisa mudar rapidamente da ré para frente, esqueça. Com o modelo robotizado você precisa acionar o freio para inverter a engrenagem da caixa de velocidade. Se isso não ocorre, um apito antipático é acionado.

- O modelo Dualogic pede freios com ABS no modo totalmente automático. Como não tem a mesma redução de um câmbio automático, o Fiat Palio exige muito do sistema de freios. O retrocesso é possível no modo manual, porém não é tão rápido e seguro como nos câmbios manuais ou automáticos tradicionais.

Vale levar o Fiat Palio para casa?

Fiat Siena HLX - R$ 45,42 mil
Chevrolet Meriva – R$ 45.879
Fiat Stilo Flex – R$ 51,78 mil
Fiat Idea Adventure Locker - R$ 53,86 mil
Fiat Palio Adventure Locker - R$ 55,47 mil
Fiat Linea Flex – R$ 56,80 mil
Polo 1.6 I-Motion – R$ 43,85 mil
Polo 1.6 I-Motion Sportline – R$ 51.735
Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 46,08 mil
Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.815

FICHA TÉCNICA – Fiat Palio

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água e capacidade volumétrica de 1,8 litro
POTÊNCIA113 cv (com gasolina) e 115 cv (com álcool) a 5.500 rpm
TORQUE 176,5 Nm (com gasolina)e 181 Nm (com álcool) a 2.800 rpm (gasolina)
CÂMBIOAutomatizado de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/60 R15
COMPRIMENTO 3,85 m
ALTURA 1,43 m
LARGURA 1,64 m (sem espelhos)
ENTREEIXOS 2,73 m
PORTA-MALAS 290 l
PESO (em ordem de marcha)1.025 kg
TANQUE54 l
SUSPENSÃO Dianteira - MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora. Traseira - Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
PREÇO R$ 37,23 mil e R$ 41 mil – Attractive e HSD (Airbags e ABS)

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